Roteiros disponíveis em breve.
6 Melhores Cidades para Visitar no Vale do Douro
O vale do Douro
O vale do douro é um lugar realmente especial, não só em Portugal, mas no mundo. Não tem como não se maravilhar com a beleza natural do rio Douro que serpenteia uma infinidade de montes riscados pelas vinhas centenárias, como uma pintura ao vivo.
Visitar o vale do Douro é essencialmente fazer uma imersão na cultura do vinho. Em especial, do Vinho do Porto. Porque é aqui, na região demarcada do Douro que se cultiva as uvas que serão usadas para produzir essa bebida apreciada no mundo todo. Graças a uma combinação de solo, humidade e temperatura, a região do vale do Douro é ideal para o cultivo dessas uvas.
Mas não é só de vinho do Porto que vive o Douro. Há muita coisa interessante para ver e fazer nas cidades que margeiam o seu leito. Sem mais delongas, apresentamos as 6 melhores cidades para visitar no vale do Douro:
Peso da Régua
Ponto de início
Também conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha, a cidade do Peso da Régua nasceu da fusão, no século XVIII, das aldeias de Peso e Régua e está localizada no coração do Alto Douro Vinhateiro.
Aqui foi criada a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, em 1756, por Marquês de Pombal, com o objetivo de delinear as áreas de produção dos melhores vinhos. Foi a partir daí que surgiu a primeira região demarcada e regulamentada de vinho do mundo, a famosa Região Demarcada do Douro.
Por ser uma cidade mais desenvolvida, conta com muitas opções de turismo ativo, cultural, contemplativo, estadia e locais para degustação de vinho do Douro e do Porto.
Destaque para:
O Museu do Douro, instalado na antiga Casa da Companhia Velha.
A Quinta da Pacheca, onde é possível se hospedar dentro de enormes pipas de vinho.
O Miradouro de São Leonardo da Galafura, com uma excelente vista para o vale do Douro a 640 m de altitude.
Pinhão
Muito vinho do Porto e a trilha mais bonita do Douro
Pinhão é considerado o centro geográfico da Região Demarcada do Douro e é aqui e nas regiões adjacentes que se situam muitas das quintas produtoras do vinho do Porto, algumas, inclusive, onde se pode ficar hospedado.
Pinhão já foi a cidade mais importante do vale do douro (hoje perde para Peso da Régua). O vinho de toda a região era trazido para cá para armazenamento e eventualmente ser escoado para os barcos rabelos que desceriam rio abaixo até Vila Nova de Gaia. Era aqui também o ponto principal de comércio da região. Essa preferência foi devida a uma antiga praia fluvial que existia chamada Praia do Pinhão que facilitava o transporte de mercadorias.
Digno de nota é a Estação de comboio de Pinhão, construída no final do séc. XIX, onde todo o seu interior é revestido de painéis de azulejos que contam a história da região.
Não deixe de visitar uma das quintas da região para uma visita guiada e claro, uma degustação de vinho do porto. Da estação de comboio dá para chegar a pé na:
- Quinta do Bonfim – Visitas guiadas com provas disponíveis a partir de 17€ (idealmente reservar com antecedência). Há também uma sala de degustação onde se pode comprar uma taça de vinho do Porto e beber sentado na esplanada sobre o rio Douro.
- Quinta das Carvalhas – Localizado do outro lado do rio do Pinhão. Oferece passeios diários e degustações.
Um pouco mais longe, mas que vale a menção é a Quinta do Noval, onde ainda existem vinhas que sobreviveram a peste Filoxera que dizimou quase 100% das vinhas de toda a região do Douro em meados do século XIX. Com as uvas dessa vinha se produz o Noval Vintage Nacional, que é um dos vinhos do Porto mais raros e mais caros do Douro (cerca de 2000€ a garrafa).
Se você gosta de trilha, não deixe de conhecer a mais bonita do vale do Douro! A Trilha de São Cristóvão do Douro. Inicia-se no Pinhão e sobe até a vila de Provesende passando por entre as vinhas e com vistas espetaculares do Douro. São 6km no total, 12km ida e volta. Uma opção é pegar um táxi até Provesende e fazer somente a descida até o Pinhão.
Sabrosa
Cidade natal de uma figura histórica da navegação
Sabrosa é uma vila charmosa que fica na parte alta do Alto Douro Vinhateiro e é uma das nossa sugestões para quem visita a região pelo simples motivo de que, segundo as autoridades locais, mesmo que não haja provas concretas, foi aqui que nasceu o navegador Fernão de Magalhães, a quem se atribuem os planos e a execução da primeira viagem de circum-navegação da Terra. É possível, inclusive, visitar a casa onde supostamente ele nasceu.
Existe também uma exposição permanente sobre o navegador e sua expedição no centro da vila.
Lamego
História, gastronomia e um vinho inesperado.
Lamego é uma cidade milenar que fica há 12km do Rio Douro e que guarda muita história. É aqui que teriam decorrido as lendárias Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. É aqui também que encontra-se o Castelo de Lamego, onde é possível ver os vestígios arqueológicos dos donos anteriores (Romanos e Mouros).
É de se destacar também o belo Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e a Catedral de Lamego, datada do sec XII, com seu imponente triplo pórtico.
Lamego é conhecida também pela sua gastronomia, em que destacam-se os seus presuntos e o “cabrito assado com arroz de forno” e pela produção, obviamente, de vinhos do Porto e de, não tão obviamente, vinhos espumantes de excelente qualidade.
Não deixe de visitar as caves da Raposeira e fazer uma prova de vinho espumante inesperada no meio da região demarcada do Douro.
São João da Pesqueira
Vistas vislumbrantes e Museu do Vinho
A vila situada na margem esquerda do Douro conta com um dos mais espetaculares e famosos miradouros do Vale do Douro: o miradouro São Salvador do Mundo. Lá do alto, é possível contemplar toda a beleza e grandiosidade do Douro e das suas encostas.
Além disso, se gosta de Museus, em São João da Pesqueira encontra-ser o Museu do Vinho, onde poderá aprender mais sobre o vinho produzido na região e, inclusive, fazer degustações.
Miranda do Douro
A última cidade antes da Espanha
Miranda do Douro se encontra na divisa com a Espanha no nordeste do país e é a primeira cidade Portuguesa banhada pelo Douro. Por sua localização, teve muita importância histórica no passado por motivos de defesa da fronteira.Nessa região, o rio Douro é cercado por penhascos altíssimos de tirar o fôlego. Aqui se fala, além do português, a segunda língua oficial de Portugal, o mirandês, que tem também origens românicas. É de se destacar a gastronomia da região, em especial, a posta mirandesa, que nada mais é que uma posta gigantesca de carne bovina da região servida normalmente com batata ao murro. A cidade fica dentro das limitações do Parque Natural do Douro Internacional. Com muitas trilhas e miradouros espetaculares, em destaque para o Miradouro do Castrilhouço e o Miradouro de São João das Arribas.
Essas são as 6 melhores cidades para visitar no vale do douro na nossa opinião, mas vale lembrar que o Douro tem muito mais para oferecer, e a minha dica extra para uma visita ainda mais única é explorar os pequenos vilarejos e conhecer a sua gente simpática e acolhedora. E prove não apenas os vinhos, mas também o azeite, o mel, o queijo e tudo mais que encontrar de produtos locais.
Vale lembrar que a época mais interessante para visitar seria em setembro/outubro, que é quando ocorre a vindima (colheita da uva).
Uni - O unicórnio da produtividade
Uni é o responsável pelo conteúdo fantástico que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.
Quer fazer parte do clube?
Posts mais recentes
Anúncios
Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal
Roteiros disponíveis em breve.