Roteiros disponíveis em breve.
As 7 melhores cascatas do Peneda-Gerês
Você sabe quais são as 7 melhores cascatas do Peneda Gerês em Portugal?
O Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês está situado no norte de Portugal, nas redondezas das cidades de Viana do Castelo e Braga. Com uma área de mais de setenta mil hectares, conecta as serras da Peneda e do Gerês e é o único Parque Nacional de Portugal.
Para saber como chegar no parque e conhecer outras atividades, veja nosso post completo sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
As 7 melhores cascatas do Peneda-Gerês
Para aqueles que adoram o contato com a natureza, especialmente os amantes de cachoeiras, trouxemos a lista das melhores cascatas do parque. Abaixo listamos as 7 melhores cascatas do Peneda Gerês:
Cascata Tahiti (Fecha de Barjas)
Uma das principais e mais bonitas do Gerês. As águas são cristalinas e relativamente quentes. Localizada no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, a Cascata Tahiti, também conhecida como Fecha de Barjas, é uma maravilha natural que cativa os visitantes com suas águas cristalinas e cenográficas paisagens. A trilha para chegar à cascata é uma jornada em si, repleta de cenários intocados. Uma vez lá, você encontrará piscinas naturais perfeitas para se refrescar. Uma visita imperdível para os amantes da natureza e da tranquilidade.
Cascata do Arado
Esta cascata está localizada no Rio Arado. Junto com a cascata Tahiti, é uma das mais famosas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O acesso para carros é bom, o que facilita. A caminhada até a cascata a partir do estacionamento pode ser desafiante para alguns, mas a experiência e a vista panorâmica fazem dela um destino imperdível para os amantes da natureza. O esforço é recompensado quando você chega à cascata: é uma cascata formada por uma sucessão de quedas de água por entre as rochas. A cascata forma uma piscina natural, de água verde.
Cascata da Laja
Localizada perto das Termas do Gerês, é uma cascata de montanha batizada em homenagem ao sereno ribeiro que a abastece. Despenca graciosamente por trás de uma pitoresca ponte de madeira. Rodeada por um exuberante bosque de folhosas, principalmente carvalhos, a área se assemelha a uma floresta encantada. Para chegar à cascata pelo caminho mais curto, siga a PR10 – Trilho da Preguiça no sentido contrário, percorrendo aproximadamente 1 km.
Cascata de Pincães
A Cascata de Pincães, localizada nas proximidades da aldeia de Pincães, destaca-se pela tranquilidade que a envolve. Rodeada por uma floresta exuberante, principalmente com carvalhos, esta cachoeira oferece uma das piscinas naturais mais lindas do Parque Nacional da Peneda-Gerês com uma intensa tonalidade turquesa. Para chegar, siga o Trilho de Pincães (PR6) a partir da aldeia. Será uma caminhada que revela um cenário de tirar o fôlego.
Cascata 7 Lagoas
A trilha das 7 Lagoas é considerada uma das pérolas do Gerês. Iniciando e terminando na pitoresca aldeia de Xertelo, desvenda alguns dos tesouros naturais mais espetaculares do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esse cantinho isolado e quase desconhecido é um deleite para os amantes da natureza. A trilha abriga um Fojo do Lobo, uma estrutura antiga usada para caçar lobos, e a oportunidade de percorrer uma antiga levada, tudo isso em meio a vistas deslumbrantes. É uma aventura que leva até a Cascata 7 Lagoas, um conjunto de 7 lagoas formadas por rochas, conectadas entre si por pequenas quedas de água.
Cascata Cela Cavalos
A Cascata Cela Cavalos, localizada em Cela, ao norte de Cabril, na região de Vila Real, é uma das encantadoras cachoeiras do país. Embora não seja das mais altas, sua pitoresca beleza a torna um destino imperdível. Para chegar até lá, basta seguir uma viagem de 30 minutos a partir de Cabril, na direção de Paradela. Após cerca de 15 quilômetros, você encontrará a saída para Cela (sinalizada por uma pequena placa). Estacione o carro próximo à Capela de Santa Luzia, de onde inicia uma caminhada de aproximadamente 2 quilômetros (cerca de 30 minutos), que vale a pena para explorar o cenário deslumbrante. A cachoeira Cela Cavalos tem uma queda de mais de 10 metros e oferece um local perfeito para nadar, relaxar e apreciar as redondezas naturais. Esta é uma das menos conhecidas, e portanto, uma das menos movimentadas. As águas são frias mas a presença de peixinhos são a alma do negócio.
Cascata da Portela do Homem
As Cascatas da Portela do Homem são uma série de quedas d’água no rio Homem, localizadas a apenas 500 metros da fronteira com a Espanha. Para visitá-las, é necessário estacionar na área de fronteira e caminhar de volta os 500 metros até a região da ponte, devido ao acesso limitado ao tráfego entre Leonte e a Portela do Homem. Durante os meses mais quentes, este local se torna bastante atrativo e pode atrair grandes multidões. É importante notar que a descida pelas margens com piso acidentado e rochas escorregadias exige precaução para evitar possíveis quedas.
Vale ressaltar que a entrada para o Parque Nacional da Peneda-Gerês é gratuita. Já as atividades oferecidas por operadores de turismo, como passeios de ecoturismo, atividades de turismo de aventura e o acompanhamento de guias profissionais, devem ser reservados com antecedência. Para mais informações veja o site da Visit Portugal.
Gostou de conhecer as 7 melhores cascatas do Peneda Gerês em Portugal? Te convidamos a conhecer mais no artigo completo sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês!
Gabriela Monteiro
Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, foi instrutora de língua inglesa por 5 anos e domina ainda o fracês e o espanhol. É apaixonada por praias e adora conhecer novos lugares com novas paisagens.
Quer fazer parte do clube?
Posts mais recentes
Anúncios
Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal
Roteiros disponíveis em breve.
Anúncios
Outros posts interessantes
Anúncios