Roteiros disponíveis em breve.
Madeira e Açores: Dois dos destinos mais sustentáveis do mundo
Madeira e Açores têm origem vulcânica. Entretanto, não significa que os arquipélagos possuem as mesmas características.
Arquipélago da Madeira e dos Açores: Dois dos destinos mais sustentáveis do mundo
A Madeira promove diversas atividades que focam na sustentabilidade, preservação, valorização natural e cultural. Além disso, é um destino com infraestrutura sustentável, que não foi totalmente atingido pelo turismo de massa. Desta forma consegue abarcar diversas atividades turísticas e mantém seus costumes tradicionais.
Dentre os destaques da Madeira, estão a Ponta de São Lourenço, as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens, a Rocha do Navio e Garaju. Todas são Reservas Naturais da Madeira. Garaju é um dos locais que promove algumas das melhores atividades de mergulho.
O Açores também possui alguns destaques em suas ilhas, como São Miguel com suas lagoas, Santa Maria e os seus fósseis, as grutas da Terceira, os cones da Graciosa, as fajãs de São Jorge, a Montanha do Pico, o vulcão dos Capelinhos no Faial, as cascatas da Ilha das Flores e o Caldeirão do Corvo.
Algumas das atividades de ecoturismo promovidas nas ilhas da Madeira e dos Açores são caminhadas, observação de fauna e flora, mergulho com os golfinhos, desportos aquáticos, entre outros.
Arquipélago da Madeira
O arquipélago da Madeira também é um exemplo em relação a proteção de animais. Um dos animais que mais corre risco de extinção em Portugal, a foca- monge, continua sendo preservado na ilha.
A Floresta Laurissilva tem destaque pela sua extensão e riqueza. Com mais de 15 mil hectares na ilha, é um Patrimônio da Humanidade desde 1991. Também tem uma biodiversidade bem característica, com uma fauna bastante endêmica, principalmente de aves.
Arquipélago dos Açores
Os Açores são ricos em biodiversidade e geodiversidade. É um dos melhores destinos para o ecoturismo em Portugal.
Suas ilhas abrigam diversas espécies de aves, como garajau, pombo-torcaz, melro-negro e outros. Na Serra da Tronqueira, em São Miguel, o priôlo tem um estado de proteção especial, devido a sua raridade. E também, o morcego, que é o único mamífero nativo dessas ilhas.
Madeira e Açores possuem uma grande diversidade aquática, como golfinhos, baleias, crustáceos, moluscos e peixes. Na flora dos Açores, destaca-se o cedro-do-mato, urze, louro, pau-branco, sanguinho e outras espécies nativas. Dentre as grandes árvores, o destaque vai para a criptoméria, a araucária e o metrosídero, que são importantes para a paisagem açoriana.
Conheça mais sobre as ilhas dos Açores.
O que fazer em viagens para Madeira e Açores?
Madeira e Açores possuem uma variedade enorme de atividades de ecoturismo. Em viagens para Madeira e Açores, dependendo do modelo de viagem e das expectativas do turista, será possível encontrar atividades como:
- Mergulho
- Canoagem
- Observação de aves
- Pesca desportiva
- Passeios à cavalo
- Trilhas
- Passeios de bicicleta
- Observação de baleias e golfinhos
- Diversos desportos aquáticos
Por que procurar atividades de ecoturismo nas ilhas da Madeira e dos Açores
Seja em Madeira ou Açores, a variedade de flora e fauna, parques naturais e reservas florestais, mostram que os dois destinos são bastante completos no que diz respeito a natureza. São locais bem preservados e com muitas atividades de ecoturismo. Por isso, são considerados santuários da biodiversidade e dois dos melhores destinos para ecoturismo no mundo.
Redator
Bianca Pinheiro
Formanda em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, Bianca Pinheiro fez intercâmbio em Gold Coast, na Austrália, quando tinha 18 anos. Desde então se apaixonou por conhecer diferentes culturas e novos países.
Quer fazer parte do clube?
Posts mais recentes
Anúncios
Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal
Roteiros disponíveis em breve.