Roteiros disponíveis em breve.
O que fazer no Algarve – Ecoturismo
A maioria das pessoas associam o Algarve ao verão, praia e sol. Por isso, quem visita a região em outras épocas do ano, muitas vezes fica sem saber o que fazer no Algarve.
É importante saber que o Algarve propõe diversas atividades relacionadas ao ecoturismo, como observação de golfinhos e vida marinha, observação de aves e passeios de barco para conhecer melhor a natureza da região.
Além disso há trilhas e percursos pedestres para praticar trekking no Algarve, há opções de escalada e canyoning no Algarve, dentre outras coisas legais para se fazer por toda a região.
O que fazer no Algarve – Ecoturismo
A Ria Formosa é um dos principais atrativos do Algarve. Quando nos perguntamos o que fazer no Algarve, a primeira coisa que vem à mente é a Ria Formosa. O local oferece alguns passeios bem interessantes.
É possível conhecer a biodiversidade do local, suas vegetações típicas e as zonas alagadas onde circulam as aves aquáticas de Portugal.
Ecoturismo no Algarve, existe sim! Conheça o Parque Natural da Ria Formosa
De importância internacional, o Parque Natural da Ria Formosa é um labirinto de canais, ilhas e restinga. Se estende ao longo de 60 km da costa do Algarve, entre as praias do Garrão e da Manta Rota. Saiba mais sobre o Parque.
Essa diversidade de ecossistemas atrai uma fauna variada que inclui inúmeras espécies de aves como a galinha-sultana, símbolo do Parque Natural. Se você quiser admirar este pássaro com sua plumagem colorida e saber tudo sobre a área protegida, comece sua visita no Centro de Educação Ambiental de Marim.
Acompanhado de um guia, você poderá conhecer as melhores trilhas e percursos pedestres, e os mirantes para observar a natureza. No Parque Natural da Ria Formosa, também há passeios em lancha tradicional, antigamente utilizada na pesca do atum.
O que fazer no Algarve
Ainda sobre o Parque Natural da Ria Formosa, na Ilha da Culatra é possível realizar uma visita a uma das comunidades de pescadores mais importantes do Sotavento Algarvio. A ideia é conhecer as tradições locais e como esta comunidade leva o dia-a-dia.
Os horários disponíveis para o passeio até lá são às 11 horas da manhã e depois às 15 horas. Tem duração aproximada de 3 horas e meia, e está disponível o ano todo.
Observação de Aves no Algarve
Na observação de aves, explora-se a zona do Ludo e da Quinta do Lago. Um guia poderá compartilhar informações da biodiversidade e dos aspectos culturais e econômicos do Parque Natural da Ria Formosa.
É possível observar espécies como o pernalonga, o alfaiate e o borrelho-de-coleira-interrompida. Durante o período estival destacam-se o pato-de-bico-vermelho, a perdiz-do-mar, o cuco-rabilongo, a alvéola-amarela e o picanço-barreteiro.
As saídas dos passeios de observação de aves são realizadas geralmente às 8 horas da manhã e costumam durar aproximadamente 3 horas. O passeio ocorre o ano todo.
Observação de Fauna Marinha no Algarve
Já nos passeios de observação da vida marinha, recomendamos a observação de golfinhos na costa do Algarve. A costa do Algarve é uma das regiões mais populares de Portugal para a observação de animais marinhos.
As espécies mais avistadas são o Golfinho-comum e o Golfinho-roaz. Há também ocorrências de avistamentos de Boto e de Baleia-anã, porém mais raros. Os horários disponíveis dos passeios de observação de vida marinha costumam ser no período da manhã, partindo às 8 horas da Marina de Ferro e às oito e meia da Marina de Olhão. Estes passeios normalmente têm duração de 2 horas e estão disponíveis de março a outubro.
Trilhas e percursos pedestres no Algarve
Além destas opções, não poderiam faltar os percursos pedestres no Algarve. São inúmeras as trilhas para caminhar pelo Algarve e conhecer seus diversos atrativos. Dentre os mais famosos está uma parte da Rota Vicentina. Por isso convidamos o leitor para conhecer mais sobre a Rota Vicentina.
A prática do trekking no Algarve e em todo Portugal
Antes de mais nada, vamos entender as denominações. Portugal possui denominações para seus percursos pedestres, assim como toda a Europa. No Algarve não seria diferente. Listamos aqui as definições e marcações para que os turistas possam entender o percurso em que estão e ajudar na orientação.
- As denominações PR são as trilhas chamadas de Pequena Rota, que não excedem os 30 km de extensão ou menos de uma jornada a percorrer, e são sinalizados a amarelo e vermelho.
- Já os denominados PL são os Percursos Locais, que foram criados em Portugal a partir de 2006, onde mais de metade do trajeto se efetua em percurso urbano. São sinalizados a verde e branco.
- As Grandes Rotas recebem a sigla GR. Possuem mais de 30 km de extensão e são sinalizados a branco e vermelho.
- A nível europeu e baseados nas GR de Portugal, existem as Trilhas Europeus de Grande Rota, que usam a sigla GRP. Geralmente fazem uma volta em torno de um local ou zona particularmente interessante para permitir assim a descoberta de uma região.
Na Europa, com o apoio da Federação Europeia dos Percursos Pedestres, a European Ramblers Association (ERA), foram traçados 11 percursos europeus. Em Portugal, uma vez homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, as trilhas são marcados nos dois sentidos, segundo as marcas convencionadas.
Em Portugal as marcas são assim:
- Grande Rota (GR) – branco e vermelho
- Pequena Rota (PR) – amarelo e vermelho
- Percursos Locais (PL) – verde e branco.
As 15 melhores trilhas no Algarve
Separamos as 15 melhores trilhas no Algarve para os ecoturistas conhecerem e prepararem sua viagem:
- Trilha dos 7 Vales Suspensos (PR1 Lagoa). Conheça mais sobre a trilha e a Praia da Marinha.
- Trilha Pontal da Carrapateira (Aljezur). Conheça mais sobre Aljezur.
- Trilha Endiabrada e Lagos Escondidos (PR3 Aljezur)
- Trilha da Praia do Barril (Tavira). Conheça mais sobre Tavira ou também sobre a Praia do Barril.
- Passadiços do Alvor – Os maiores passadiços do Algarve (Alvor)
- Trilha e Passadiços da Ponta da Piedade (Lagos)
- Trilha das Cascatas da Serra de Monchique (PR 5 Monchique)
- Trilha da Rota do Guadiana (Alcoutim)
- Trilha do Azinhal dos Mouros (PR9 – Loulé)
- Percurso Pedestre da Fonte Benémola (PR16 Loulé)
- Trilha da Rocha da Pena (PR18 Loulé)
- Trilha do Ludo (Faro)
- Trilha Sagres-Salema (Trilha dos Pescadores)
- Trilha da Cordoama (Vila do Bispo)
- E claro, não poderia faltar a Rota Vicentina, que cruza o Alentejo até Sagres no Algarve!
Guia profissional para percursos pedestres no Algarve
As trilhas e percursos pedestres constituem uma modalidade de ecoturismo cada vez com mais adeptos. É um tipo de turismo que contribui muito para a promoção da natureza e cultura de Portugal.
A organização e o planeamento destes passeios, em especial os que promovem contato com ambientes naturais, exige uma série de atributos. Em especial a responsabilidade cívica e moral na orientação e promoção do bem-estar e da saúde, da segurança e da qualidade do serviço.
Guias profissionais estão qualificados para entregar muito valor aos turistas, do ponto de vista da segurança até o valor cultural agregado por quem conhece bem o local. Guias profissionais influenciam conhecimentos, atitudes e comportamentos no âmbito de atividades de ar livre.
Contratar um guia possibilita um enquadramento seguro aos praticantes, promovendo boas práticas ambientais, desportivas, culturais e sociais, promovendo um serviço turístico de excelência.
Por isso, considere contratar um guia profissional para suas caminhadas e divirta-se pelo Algarve!
Escalada e Canyoning no Algarve
O Algarve é uma região que promove muitas opções. A modalidade de escalada no Algarve é adaptada a outras modalidades que usam técnicas similares. Dentre as mais interessantes está o Canyoning, que mistura técnicas de escalada para percorrer o traçado de um rio ou cânion.
Nesta modalidade, os participantes se molham por diversas vezes, ao terem de saltar para a água. A travessia costuma ser cheia de passagens mais técnicas, saltos e curtos trechos onde é necessário nadar antes de voltar para os terrenos mais elevados.
O Canyoning é acessível a todas as idades, mas o participante precisa ser capaz de nadar. São vários níveis de dificuldade, dependendo da experiência prévia e capacidade física dos participantes. Há espaço para famílias e para aventureiros mais radicais.
Além do Canyoning, a modalidade de Coasteering é também bastante difundida na Europa. Em especial no território de Portugal, devido à suas inúmeras falésias à beira-mar.
Coasteering no Algarve
O Coasteering é uma modalidade que consiste em progredir ao longo da costa pelas rochas e pelo mar. Utiliza técnicas de natação, escalada, saltos e caminhada. A atividade exige cuidado, preparação segura e experiência. É imprescindível contar com um sistema de gestão da segurança, de modo a evitar acidentes.
O Coasteering teve início no País de Gales e fascina quem procura por adrenalina, algum exercício e bonitos visuais. Assim como o Canyoning, uma das melhores coisas do Coasteering é que quase todo mundo pode fazer isso, basta saber nadar.
Em Portugal existem vários locais que fornecem Canyoning e Coasteering baseados principalmente no Norte de Portugal onde existem os melhores Canyons no continente, além das ilhas dos Açores e Madeira.
O Coasteering mais famoso e próximo do Algarve está a 30 kms de Lisboa, no Parque Natural da Arrábida. Vale destacar que o Canyoning e o Coastering são atividades seguras quando acompanhados por um instrutor e guia profissional. Conheça mais sobre o Parque Natural da Arrábida.
Algarve o ano inteiro!
O Algarve pode não ser tão conhecido e divulgado pelas suas atividades de ecoturismo, mas nem por isso deixa a desejar. O destino propõe algumas modalidades desse tipo de turismo praticamente o ano todo. Possui a Ria Formosa, inúmeras praias, falésias, campos, bosques e diversas áreas com grande variedade de espécies de flora e fauna.
Conte com a Nattrip para ajudar-lhe a programar o que fazer no Algarve!
Redator
Bianca Pinheiro
Formanda em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, Bianca Pinheiro fez intercâmbio em Gold Coast, na Austrália, quando tinha 18 anos. Desde então se apaixonou por conhecer diferentes culturas e novos países.
Quer fazer parte do clube?
Posts mais recentes
Anúncios
Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal
Roteiros disponíveis em breve.