Roteiros disponíveis em breve.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida, situada na região norte de Portugal, perto da cidade de Braga. A área do parque percorre territórios de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.
Peneda-Gerês é o único Parque Nacional em território Português e conta com uma área total de 70.290 hectares que afetam o território de 22 Freguesias.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Esse post é para quem ama ecoturismo e adora estar em contato com a natureza. Nós listamos algumas informações e dicas sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês para ajudá-lo a planejar sua viagem e desfrutar ao máximo!
Como chegar no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Embora a melhor opção seja realizar essa viagem de carro, há a opção de um ônibus que sai de Braga e te deixa na vila dos Gerês.
É válido lembrar que todas as pousadas e hotéis se encontram na vila dos Gerês. Porém, ao chegar na vila, você ainda estará a aproximadamente 30 min (de carro) do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Existe serviço de táxi também, que pode ser usado por toda a região. Avalie se para seu roteiro vale mais alugar um veículo, para otimizar custos e aproveitar ao máximo sua viagem e tempo!
Como chegar ao Parque Nacional da Peneda-Gerês partindo das principais cidades de Portugal:
- Se estiver partindo da cidade de Porto, a viagem durará pouco mais de uma hora para percorrer os mais de 100 km seguindo pela via A3.
- Se partir de Lisboa, a viagem é mais longa, aproximadamente quatro horas, a depender da rota escolhida.
- Saindo de Braga, e realizando o mesmo caminho que o ônibus faria, é uma viagem mais curta, de aproximadamente quarenta minutos.
O que fazer no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Há muitas trilhas, cachoeiras, atividades e mirantes na Peneda-Gerês em Portugal. Citaremos as atrações mais famosas, ou seja, aquilo que você não pode perder:
- Ponte da Misarela: Também conhecida como Ponte do Diabo, está localizada no Concelho de Vieira do Minho, sobre o rio Rabagão. A ponte é em estilo medieval e foi construída na Idade Média.
- Santuário de São Bento da Porta Aberta e Santuário de Nossa Senhora da Peneda: O primeiro, com seu estilo neoclássico e neobarroco, está localizado em Terras de Bouro. Já o segundo, está localizado no Concelho de Arcos de Valdevez e é um santuário católico em homenagem a Maria, mãe de Jesus.
- Castelo de Lindoso: Castelo Medieval considerado um importante monumento militar de Portugal.
- Soajo: Aldeia com arquitetura medieval, feita toda de pedra. Lá você poderá ver os vários espigueiros construídos nos anos de 1780.
- Pitões das Júnias: Uma das aldeias mais altas, tradicionais e pitorescas de Portugal. Está localizada na Serra do Gerês e tem uma linda vista para a Barragem de Paradela.
- Miradouro da Pedra Bela: Uma linda e deslumbrante vista do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
- Castro Laboreiro: pequena vila do Concelho de Melgaço. Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, essa vila possui muitas tradições e construções intactas.
- Aldeia do Sistelo: Uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal.
- Passeios 4×4: Há muitas agências que oferecem pacotes com passeios de Bugre ou veículos 4×4. Os passeios são variados, tendo a opção de realizar algumas trilhas com o carro ou até passeios personalizados dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Além disso, recomendamos uma visita ao restaurante São Martinho que fica próximo ao Castelo de Lindoso. O restaurante serve um prato típico famoso, a Posta à Barrosã. Vale a pena conferir. Afinal, uma hora a fome aperta, não é mesmo?
Praias fluviais e cascatas no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Dentre as várias atrações, também estão praias fluviais, cascatas e poços. Confira:
- São várias as cascatas do Peneda-Gerês. Conheça as 7 melhores cascatas do Parque Nacional Peneda-Gerês!
- Praias fluviais: O Parque conta com 7 praias fluviais. As principais são a Praia de Ipanema, a Praia do Alqueirão e a Praia Fluvial do Ermal.
- Poço Azul: Um lindo poço de água cristalina que pode ser aproveitado ao final de uma caminhada de 5 km.
- Desportos/Atividades aquáticas: canoagem, canyoning e muitos passeios para conhecer a natureza ao redor.
- Além disso, também é oferecido caiaque e stand-up paddle em alguns locais.
É válido ressaltar que a entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês é gratuita e não há bilheteria. Algumas atividades, entretanto, como os passeios de ecoturismo, modalidades de turismo de aventura, e os guias profissionais, são pagos diretamente com as agências que realizam essas atividades.
Onde se hospedar na região do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Deixaremos algumas opções de hospedagem na região do Parque Nacional da Peneda-Gerês para quem quiser se hospedar e aproveitar múltiplos dias nos arredores:
- Pousada Mosteiro de Amares
- Luna Arcos Hotel Nature & Wellness
- Ribeira Collection Hotel – Piamonte Hotels
- Baltazar Hotel
- Galicia Guesthouse
- Nations Gerês – Bed & Breakfast
- Hotel Castrum Villae – Walk Hotels
O que você está esperando para programar sua visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês e curtir todas as atividades que esse ícone do ecoturismo de Portugal oferece? Pode ter certeza que por lá você não vai ficar entediado!
Redator
Natália Freitas
Formanda em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, Natália é uma apaixonada por viagens. Busca conquistar diferentes oportunidades, disposta a adquirir mais conhecimento e vivenciar novas experiências.
Gabriela Monteiro
Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, foi instrutora de língua inglesa por 5 anos e domina ainda o fracês e o espanhol. É apaixonada por praias e adora conhecer novos lugares com novas paisagens.
Quer fazer parte do clube?
Posts mais recentes
Anúncios
Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal
Roteiros disponíveis em breve.