Roteiros disponíveis em breve.
Passadiços do Paiva – Arouca
O Rio Paiva é um dos mais belos rios de Portugal, com uma água limpa e cristalina. Ao longo de seu curso foi instalado um circuito de passarelas chamado Passadiços do Paiva, que promovem uma experiência encantadora aos ecoturistas que se dirigem à região de Arouca.
Com sua bela natureza, antes de mais nada nos sentimos na obrigação de dar o recado:
- Deve-se conservar o local sempre limpo, produzindo sempre o mínimo de lixo possível.
- Para preservar a natureza do local, é muito importante andar com um compartimento para guardar todo o lixo produzido, inclusive o orgânico.
Os Passadiços dos Paiva
Uma das melhores formas de aproveitar tudo que o rio Paiva oferece é realizando o percurso dos Passadiços do Paiva. São cerca de 9 quilômetros de simetria com o rio e a sua bela natureza.
Vale destacar que é preciso seguir algumas regras para evitar acidentes. Isso vale para os Passadiços do Paiva e suas praias fluviais. Deve-se sempre respeitar a sinalização do percurso.
Existem diversos pontos ao longo do rio que oferecem infraestrutura turística e algumas atividades bem divertidas. Conheça, por exemplo, o rafting no rio paiva.
A região também abriga a maior ponte pedonal do mundo, a Ponte 516 de Arouca. Para adquirir ingressos para ambos atrativos, o ecoturista poderá seguir no website dos Passadiços do Paiva ou no website da Ponte 516.
É possível e também divertido visitar o local no inverno. Porém, a grande maioria dos turistas visita os Passadiços do Paiva durante os meses quentes do Verão. Nessa época, a solução para se refrescar é dar um pulo numa das 3 fantásticas praias fluviais ao longo do percurso.
As 3 praias fluviais do Passadiços do Paiva
Os Passadiços do Paiva te levam às praias do Areinho, Espiunca e Vau. Descubra um pouco mais sobre cada uma das três praias fluviais que o rio Paiva oferece.
Praia Fluvial do Areinho
Além de um mergulho refrescante, também é possível realizar vários tipos de atividades e esportes como caiaque e rafting. A praia conta com um estacionamento para 30 lugares, e também há um bar, casas de banho, duchas, campo de voleibol e instalações para fazer churrascos.
Praia Fluvial Espiunca
A praia fluvial Espiunca, fica a cerca de 15 quilômetros de Arouca. A profundidade das águas não é muita já que o rio Paiva não costuma ter muita água durante os meses mais quentes do Verão. Entretanto a água é limpa e quente.
Atravessando a ponte até a outra margem se encontra várias estruturas de apoio aos passadiços do Paiva, que servem também de apoio aos veraneantes desta pequena praia: um bar, algumas mesas para piqueniques e até pufes para relaxar.
Praia Fluvial do Vau
Enquanto as praias fluviais do Areinho e de Espiunca se localizam nos extremos dos Passadiços do Paiva, a praia fluvial do Vau localiza-se já no interior do trajeto.
Apesar de ser uma praia relativamente pequena, é bastante concorrida, pois é bem tranquila refrescante. Conta com um pequeno bar de apoio e com casas de banho.
Nesta praia é também possível realizar diversos esportes náuticos como canoagem, rafting e etc. A vegetação possibilita a existência de sombra em abundância e proporciona um ambiente acolhedor à praia.
É sempre importante lembrar que deve-se levar água, pois o caminho é um pouco longo e nas épocas de calor no verão a temperatura pode ficar muito quente. As praias fluviais são ótimas para qualquer um que queira se refrescar.
A natureza do lugar encanta a todos e faz com que os ecoturistas queiram voltar mais vezes.
Redator
Laís Vieira dos Santos
Formanda em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, Laís busca conquistar diferentes oportunidades pelo mundo, disposta a adquirir mais conhecimento e vivenciar novas experiências.
Quer fazer parte do clube?
Posts mais recentes
Anúncios
Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal
Roteiros disponíveis em breve.